quarta-feira, 12 de novembro de 2008

Distância transacional

Na perspectiva de Moore
A distância transacional é um conceito introduzido por Moore (1980) como medição do envolvimento dos alunos no seu percurso académicoem regime online. Segundo o autor, essa distância resulta de três factores - o diálogo entre aluno e professor, a autonomia do aluno e por fim a estrutura do curso. Quanto ao primeiro factor - o diálogo entre aluno e professor - Moore defende que quanto mais diálogo houver menor será a distância transacional. No segundo factor - a autonomia do aluno - defende que é o indicativo do nível de controlo do aluno sobre o seu processo de aprendizagem (a sua planificação, execussão e evolução). Quanto ao último factor - a estrutura do curso - Moore defende que quanto mais estrutura o curso apresentar, maior será a distância transacional, menor o controlo do aluno sobre o seu processo de aprendizagem e, consequentemente, menos compromisso com o conteúdo do mesmo.

O mix de distância transacional, diálogo, estrutura e autonomia do aluno levam-nos a compreender o comportamento dos estudantes no regime de educação a distância.

Na perspectiva de Saba e Shearer (1994)
Estes autores defendem que quanto mais diálogo maior a distância transacional, e, que quanto mais estrutura menos diálogo. Os factores de influência nesta perspectiva são o controlo do professor (directo ou indirecto), o controlo do aluno (activo ou passivo). Assim, o controlo do professor influencia os valores da estrutura, o controlo do aluno influencia os valores do diálogo.
Deste modelo resulta a conclusão de que a distância transacional é directamente proporcional ao diálogo e inversamente proporcional à estrutura.

Na perspectiva de Garrison e Baynton (1987)
Para estes autores, factores de a autonomia (independência, poder e suporte) e os factores de distância transacional (diálogo, estrutura e autonomia), estão de tal modo interligados que é errado pensar que cada um leva sempre ao mesmo resultado (ex. o aumento da estrutura nem sempre leva à diminuição do controlo do aluno).

Conclusão
A teoria da distância transacional funciona como um estudo teórico e/ou de referência teórica, não como obtenção de resultados exactos do comportamento dos alunos no ensino online.
Como dado adquirido temos a valorização que o estudante dá à discussão, ao debate, à participação do professor e à presença social que criam com a sua participação e interacção.

Nenhum comentário: